Este é o meu pedido de desculpas porque percebo que fui chato. Importunei as pessoas… Tentei dar uma aula ao vivo, só que não correu bem. O que aconteceu? Deixem-me enquadrar a situação… Nesta altura em que estamos de quarentena vejo que há muitas pessoas a fazer diretos no Facebook, no Instagram, no YouTube… Já vi crianças a fazer diretos, por isso pensei que era uma coisa relativamente simples. Se elas podem fazer, eu também posso. Achei que fazia sentido. Olha, a próxima aula, em vez de simplesmente colocar o vídeo de uma aula que já dei, posso dar essa aula ao vivo. Como a última aula era difícil, a aula da odd relativa, pensei:

É uma aula perfeita para dar ao vivo, em direto, e assim estou aqui disponível que é para ir esclarecendo as dúvidas, à medida que vou dando a aula.

Paulo Rebelo



Este é o princípio. É simples, é bondoso, mas deixem-me também fazer outro tipo de enquadramento. Fazemos sessões de esclarecimento, há muitos anos, mas quando fazemos estas sessões em direto, no YouTube, durante duas horas, temos uma série de tarefas que estão repartidas pelas diferentes pessoas. Por exemplo, há alguém que está responsável pela luz; há outra pessoa que está responsável pelo som; há outra que está responsável pela ligação em si, da transmissão ao YouTube, para configurar aquilo; depois há alguém que está responsável pelo chat; há também alguém responsável pelas perguntas; há alguém responsável por colocar os links das coisas que eu estou a dizer, por aí.


Só agora percebo que fui arrogante!
Embarquei numa aventura para tentar fazer uma aula ao vivo sozinho. Porque nesta altura, como estamos em quarentena, estou mesmo sozinho aqui no escritório. Nós respeitamos mesmo isso e não tenho aqui ninguém para me auxiliar. Pensei fazer uma aula ao vivo a partir do computador normal. Mas quando nos ligamos pelo computador pedem-nos uma série de coisas. “Qual é a latência do seu stream?” Sei lá se é normal, se é baixa, se é alta, não sei… “Quer transmitir em DBDR?” Não sei, senhora! Não sei…

Ó senhor do YouTube, será que não dá para você, tendo em conta o meu computador, a minha máquina, o meu perfil, será que não dá para escolher isso por mim e pôr isso a funcionar?

Paulo Rebelo



Só queria que as pessoas conseguissem ver a minha cara e ouvir aquilo que tenho para dizer. Era só isso que eu queria, mas não deu para fazer isso! O que aconteceu foi que o YouTube criou uma sessão de esclarecimento em direto, uma aula em direto. As pessoas receberam a notificação no telemóvel a dizer: “O Paulo Rebelo está em direto”. E foram lá ter comigo. Só que o Paulo Rebelo nunca mais aparecia e nunca mais dizia nada. Mas eu estava ali.

Eu estou aqui. Então, não me ouvem?
Digam, sim, olá… Ninguém me respondia.

Paulo Rebelo



As pessoas só perguntavam: “Quando é que isto começa?” E eu: “Já começou! Eu estou aqui.” Percebi que ninguém me estava a ver e então tentei fazer algo que às vezes resulta com os computadores, que é desligar e voltar a ligar. Fiz isso, mas só depois percebi que, ao fazer isso, criei outra aula em direto. Então passei a ter duas aulas para as quais as pessoas se estavam a dirigir. Nessa aula também não me ouviam e então tentei seguir um tutorial rápido do YouTube, para perceber como é que conseguia estar em direto. Acabei por criar uma terceira aula em direto! Enfim, as pessoas viram as múltiplas aulas a serem criadas e andaram a alternar entre umas e outras. Em nenhuma delas viram o Paulo. Em nenhuma delas ouviram o Paulo. Eu temo que algum telemóvel tenha sofrido, porque eu estou a imaginar alguém em casa a dizer:

Mas porque não vejo o Paulo? Porque não ouço o Paulo?
Ah… Estou farto de ti! Eu estou farto deste telemóvel!

Paulo Rebelo



Eu peço desculpa! Sei que vos fiz perder o vosso tempo e sinto-me mal por causa disso, mas foi com a melhor das intenções! Só queria dar-vos uma aula em direto.
Aprendendo com os erros! Agora já sei que até acabar a quarentena não vai haver aulas em direto, não vai haver sessões de esclarecimentos em direto.
Quando pudermos outra vez, então vão ter as vossas sessões de esclarecimento em direto, como sempre tiveram até aqui, mais ou menos de 3 em 3 meses. E nessa altura dou-vos também a aula em direto, ok?

Um abraço. Adeus.

 

Podes seguir o Paulo em vários canais

Instagram | @paulorebelo_trader

Facebook | SirPauloR

Twitter | sirpaulor

Telegram | PRebelo

Youtube | SirPauloR

 

Comments

Leave a comment